domingo, 13 de fevereiro de 2011

Reflexões - vida, trabalho, sonhos...


Talvez eu esteja sendo meio redundante com esse assunto. Mas eae...

Algumas pessoas fazem pouco das outras por essas simplesmente não terem um estudo, ou por considerarem uma faculdade ou qualquer outro meio tradicional de sucesso, como apenas mais umas das dezenas de caminhos que existem e podem ser seguidos. Sei que talvez eu seja só um merda sem talento e sem futuro, que pensa poder ser mais do que realmente é capaz. Sim, sou sensato o suficiente para considerar essa uma hipótese ao menos plausível. Mas seguindo a mesma linha de pensamento, também devo dizer que mesmo que esse vos escreve termine de baixo da ponte, não significa necessariamente que está idéia que desejo plantar seja falha. Fato é que se sente diferente assim como eu, e logo percebe que determinados caminhos não foram feitos para você, as unicas opções que nos restam são: 1- estacionar no tempo como alguém perdido que não sabe para onde seguir, mas sabe muito bem onde está. 2- Seguir a formula já descoberta para o sucesso, o estudo. E por ultimo mas não menos importante, a minha preferida: 3- fazer ou morrer tentando na insistência daquilo que você realmente gosta Ah se não fosse essa ultima opção, quantos músicos, artistas e outros talentos nós não deixaríamos de conhecer...

Sei que não posso aconselhar ninguém a abandonar um futuro seguro para correr atrás daquilo que realmente gosta. Afinal como sabemos, histórias de pessoas que se dão bem fugindo do padrão já citado antes, são até motivadoras, mas no geral sempre são uma exceção para com nossa realidade. É verdade também que seguindo o caminho padrão, além de só conseguir chegar onde todos já chegaram conquistando o obvio, ainda corre o risco de fracassar onde todos já fracassaram. Cabe a você por dinheiro, felicidade e oportunidade na balança, de forma que se garanta na decisão do que será melhor para seu futuro.

Apoio da família e amigos sem sombra de duvidas é algo que pode ser determinante entre o sucesso e o fracasso. Porem muitas vezes aqueles que deveriam apoiar não se mostram presentes. Então faça o que achar melhor, faça o que acredita poder fazer, cedo ou tarde, mesmo que digam que você não pode, que você não consegue, quando puder, simplesmente faça. É irônico ter um pai que considera seu desejo de montar uma moto um sonho falho, mas que considera a idéia de montar bicicletas, uma idéia legal para um hobby ou até ganhar faturar algum(é.. professores pardais mod on) - Mas isso não é papo de revoltado, nem nada do tipo, são apenas detalhes do cotidiano sendo comentados. Não tenho nada contra minha família, embora em paralelo a isso também tenha que dizer que não espero nenhuma atitude reveladora e fora do padrão. Como por exemplo, que acreditem naquilo que eu desejo.

Por falar em esperar algo, são raríssimas as pessoas das quais eu realmente posso esperar atitudes sensatas. Sabendo disso, não espero absolutamente nada de praticamente ninguém. Se a vida da maiorias das pessoas que eu conheço fosse um trem lotado, certamente reclamaria do sujeito que pisou no seu pé esquerdo, enquanto com o direto pisam no pé de outra pessoa. Pessoas de opinião fraca e falha querendo me julgar, me enojam. E certamente com base nessa analogia do trem, se encontra o motivo de cada vez mais em partes, eu me tornar um individuo sociopata. E de mim, também não se pode esperar muita coisa. Não espete ganância com o que não me pertence, não espere raiva, não espere rancor, não espere falsidade. Essa ultima é bem clichê. Se for perguntar, todo mundo obviamente odeia falsidade. O problema é que círculos de amizades são formados baseados nela, e as pessoas não percebem. Então de mim, não espere falsidade nem se for para agradar. Para você, vou ser tudo de bom o que uma pessoa pode ser, só não espere de forma alguma essa tal de falsidade.

Lembro que filosofia era tida como uma matéria café com leite, porem era uma das poucas que faziam os alunos questionarem sobre a vida. No mundo de hoje, pessoas que sabem fazer isso, são as que realmente fazem a diferença. Mas atenção, eu disse as que sabem fazer isso, e não as que apenas sabem fazer isso. Matemática até pode ser uma ciência exata, mas a vida não. Ser aplicado naquelas que são consideradas as principais matérias, sem sombra de duvidas é um ponto forte. Já é até meio caminho andado para o sujeito se dar bem na vida. Quer dizer: você pode ser reconhecido e admirado como inteligente, apenas seguindo um padrão decoreba implantado não só pela escola, mas também pela vida. Princípios, bom senso e educação, não acompanham sua habilidade em resolver formulas matemáticas. Se fosse o caso, certamente não haveriam assassinos ou traficantes formados. Então se você é formado, ou cursa algo, faça uma auto reflexão, e veja se você é realmente tudo isso que pensa ser.

12 comentários:

Láh/ disse...

Olá. haha :DD

A, em relação ao post da Manipulação.. Agora pude entender melhor o teu ponto de vista, e agora sim, concordo plenamente. Haha :D
E vou seguir você! ^^

____

E acho que o mais importante desse seu post é o final " Então se você é formado, ou cursa algo, faça uma auto reflexão, e veja se você é realmente tudo isso que pensa ser."

Isso diz absolutamente tudo.

Anônimo disse...

Pela minha experiência com familia normalmente não aceitam as decisões que não sejam a deles,costumam atrapalhar e muito por isso hoje não peço mais opinião alheia seja no que for.As vezes amigos tem mais utilidade pra ajudar do que familia.
Não sei se acontece só comigo,mas as vezes dá a impressão que só pq o filho do vizinho é mais bem sucedido,vc tem que mostrar que é melhor só pra provar a estranhos que tem a mesma capacidade de superar e ser melhor em tudo e isso enche muito o saco.
Bjs

A. disse...

É sempre bom a gente auto avaliar-se, se mais pessoas fizessem isso o mundo seria melhor, acho que o importante é a gente descobrir quem somos e o que queremos, independente de os outros vão ou não gostar. ótima reflexão, só discordo de ser sociopata por causa disso. O relacionamento entre humano nos torna cada vez maiores.

Anônimo disse...

Olá Higor, deixarei pra colocar o seu blog no Big Blog Brasil depois que eliminarmos o primeiro blog ok? Continue participando e lendo todos os posts para ficar bem informado, não se esqueça de pegar o seu selo de participante. Abraços.

Láh/ disse...

Chegou tarde mas conseguiráá entrar!!
aeoirhoierhre *espero que não seja no meu lugar* xDDDD

Anônimo disse...

O selo de participante tá nessa página: http://www.crazysdemais.com/p/big-blog-brasil-inscreva-se.html

Heitor Lima disse...

Aviso importante no meu blog. Quero que você saiba.

Anônimo disse...

Seu blog já está inscrito no Big Blog Brasil! Parabéns! Não deixe de acompanhar o Crazys pra ficar ligado nas votações! Me add no orkut para ficar sempre informado e tirar suas dúvidas. Não se esqueça de pegar o seu selo de participante.
Acesse o link: http://www.crazysdemais.com/2011/02/big-blog-brasil-novos-participantes.html

paradigmas universal disse...

o que é sucesso para você?

Higor disse...

Ser feliz fazendo o que gosta. Simples, por que?

paradigmas universal disse...

Não é falta de percepsão, sensibilidade, e muito menos inteligência, o texto não significa absolutamente nada, você apenas teve uma epifania e nada mais.

Eu tento fazer do significado de meus textos algo neutro.

o sucesso para mim, é não se preocupar com o que os outros acreditam ser sucesso.

paradigmas universal disse...

Intendo as vezes tenho a mesma impressão que o escrevo não me pertence e certa vez expliquei no texto "Convicções passadas" http://paradigmasuniversal.blogspot.com/2008/10/convices-passadas.html

onde falo que - Pensamentos e argumentos criativos soavam como um mantra no inconsciente de todos. E o pior: a maioria das minhas invenções fazia parte de ciclos infinitos dentro da lógica universal.


acho que as pessoas dão muito valor para essa coisa chamada inteligência que sempre vem abastecida de ego.