terça-feira, 14 de junho de 2011

Efeito Facebook - Por que a massa é babaca em 6 passos




E lá vou eu perder tempo falando de orkut e facebook

Orkut nunca foi popular entre os gringos, mas bastou o Facebook aparecer para o sucesso ser absoluto entre eles. Diferente do orkut, já podemos ver várias e várias citações sobre o Face na tv, sites e etc. Hoje, qualquer programa de tv norte americano, revista, site de hospedagem, qualquer coisa que seja de origem norte americana, incentiva o uso do Facebook para aderirem as suas respectivas comunidades. Já viram isso acontecer com o orkut aqui no Brasil? Não!

Isso tem explicação!
BRASILEIRO É BABACA - Polemica! mamilos!

Explico:

Não que orkut seja para pobres, mas é que 99% dos artistas não usam. Quase como se fossem deuses que não podem se igualar a meros mortais. Da mesma forma que qualquer babacão que começa a fazer sucesso, logo apaga a conta no orkut.

Por que isso?

Explico, calma.

1- O Twiter como vocês bem sabem é de origem americana, e antes do FB foi a primeira grande rede social a fazer sucesso de forma significativa. Com isso, artistas assim como pessoas comum aderiram a moda. Isso nos EUA. Lembre-se, eles ainda não tinham FB, não da forma como é hoje.

2- Enquanto aqui no Brasil artistas rejeitam o orkut, o twiter já começa a fazer fama. E vejam só, as pessoas por aqui começaram a perceber que tinham atores, gente da alta sociede e etc, tudo lá twintando. Não demorou muito para as pessoas começarem a se interessar por - "aquele tal de tuiti que os artista tudo tem".

3- E nesse mesmo pique, ainda aqui no brasil nossos artistas viram que estava na moda ter twiter, afinal os fodalhões americanos também faziam usa da tal rede. Influenciados pelo sentimento de "se os americanos fazem é foda, também tenho que tá nessa" - começaram então a criar suas contas. Então pronto, Twiter Brasil, popularizado.

4- O Facebook então começa a ficar popular, e os americanos finalmente tomam conhecimento dos prazeres de uma verdadeira rede social. E assim como aconteceu com o twiter, logo os famosos também começaram a criar seus perfis na rede.

5- Então eis que Facebook começa aparecer por aqui, entre os meros humanos normais faz o seu sucesso, mas na cabeça dos famosos tupiniquins faz surgir uma duvida. "Ué? famosos no EUA TAMBÉM USAM FB? mas pera ai, não tem o mesmo principio do orkut?" Será?

6- Foi então que nossos artistas se renderam a falta de opinião, e fizeram suas contas no FB, contradizendo o motivo que os fizeram fugir do orkut. Ou seja, no fim, a nunca admitida babação de ovo para o que vem de fora se mostrou mais forte, com brasileiros de opinião fraca e falha.


E não importa se o Orkut é americano ou xines, o efeito no final das contas é o mesmo. Até porque o Brasil sempre foi maioria absoluta no Orkut.

Só deixando claro que sou a favor de redes sociais, pois essas são excelentes ferramentas. A babaquice em questão citada no texto é relacionada ao comportamento de alguns artistas, pseudo famosos e etc. E também pessoas que tentam se mostrarem melhor, pelo simples fato de ter ou não uma conta em uma rede social. Como agora a galera do FB que realmente acredita ser melhor do que os usuários do orkut.

E rola meio que uma segregação online, sendo que qualquer pé rapado hoje pode ter qualquer serviço online gratuito. Pessoas na intenção de se mostrarem superiores até mesmo no ato de fazer algo que qualquer um com acesso a internet pode fazer. São pessoas de todas as classes sociais fugindo uma das outras, pra no fim todos se encontrarem.

Lembrando que existem alguns artistas que possuem twitter e nem ao menos usam. Isso prova a importância que os mesmos dão em ter uma conta apenas porque está na moda; obviamente excluindo a possibilidade de terem escolhido o serviço pelos seus atributos.

17 comentários:

Jota disse...

Meu, ficou claro sim. Mas o que você falou não convém em certos pontos.

Se eu vejo essa ferramenta dar certo para outras pessoas, abrindo portas para muita gente, porque eu não posso usar então? Seria pura babaquice ignorar o que as redes sociais facilitam nos dias de hoje.

O que o orkut oferece nem chega perto do que se pode fazer EM TEMPO REAL no face e ou no twitter. Além de inúmeras vantagens, como números de amigos ilimitados.

As novas mídias vieram para facilitar a comunicação e não virar modinha.

Daniela Eguez disse...

Criei um facebook apenas por curiosidade, achei uma droga. Prefiro o Orkut. A unica coisa lamentavel do Orkut são os zé povinhos que desgraçaram com oq era bom. Mas cada um com o seu gosto, ne? Com suas preferencias. O mais engraçado disso tudo é que a maioria que aderiu ao facebook fica logado por pouco tempo, ja no Orkut passam horas (conheço casos assim) Enfim, viva as opções. E a tietagem a cerca do facebook era de se esperar, afinal de contas são poucas as pessoas que não cheiram o cu dos gringos.

Aldinho disse...

não gosto de pelar saco não.. mas ficou FODA seu texto.. concordo 100% com ele (e olha q isso é raro)
parabens

Higor disse...

@JOTA
Po você postou antes de eu concluir o post! rs

Alexandre Rodrigues disse...

Já ou vi falarem que até o Facebbok está caindo para fora da moda...a tendência a partir de agora, que já atingiu o número másimo de internautas, é as pessoas pararem de usar (bem como o orkut). Não dou nem um 1 ano para os americanos inventarem outra rede social e pode escrever...vai virar FEBER novamente!! Muito bom o texto!! Abraço.

Luís Paz disse...

Pois é, eu nunca curti facebook :P
mas o que dá pra perceber é que a febre do momento é o twitter hein '-'
kk


segue de volta?

www.luliskd.blogspot.com

B disse...

É pura propaganda. O facebook tem dá um feedback bem maior que o orkut com relação a marketing, atualizando o fã, o usuário, de seu produto.

A verdade é que o facebook é muito mais uma rede social do que o orkut, que funciona mais como um grande forum.

O twitter é pra informações rápidas, nada explicado... começou a crescer juntamente com os celulares com internet. Não é uma ferramenta que você usa pra ler textos, ver fotos, enfim, é só pra ler um pensamento curto e rotineiro sobre determinado assunto.

Você não vê mais muita gente indo pra salas de bate papo da UOL, pegando número de icq do amigo ou jogando jogos online no fliperama.

Futuramente lançarão novas redes e essas se tornarão obsoletas. É a constante evolução.

Anônimo disse...

Alguém já disse que brasileiro tem "síndrome de vira-lata" (não sei quem foi). Curti seu texto, pois estou prestes a escrever algo parecido, mas partindo de uma outra abordagem. Só quero ressaltar que o Orkut foi criado por um funcinário da Google, ou seja, também veio de fora.

http://somosprogramas.blogspot.com

Higor disse...

Eu ainda estava pensando nisso enquanto escrevia, mas acabei esquecendo de citar. Bom, eu não disse que o orkut era brasileiro, mas acontece que muitas pessoas por aqui o veem como se fosse. Além do mais, Brasil é um dos países com mais contas no orkut. Vlw, obrigado pelo comentário =]

Elizângela Lopes disse...

Concordo com tigo, texto perfeito. Essa é a grande verdade. Valeu continua assim eu gostei. Visite também http://elizangelalopes.blogspot.com/

Joy Barreto disse...

Olá,
Gostei de conhecer o seu blog!
Mto legal o post!
Vou favoritar, sempre que possível passo para conferir as novidades!

Beijos

http://joycebc.blogspot.com/

Anônimo disse...

"Da mesma forma que qualquer babacão que começa a fazer sucesso, logo apaga a conta no orkut."

HAHA isso tem acontecido tanto!
Adorei a postagem, faz muito sentido mesmo, os gringos é que comandam!

Sobre o FB eu achei extremamente chato, feio... Ainda prefiro o bom e velho orkut!

Leonardo Souza disse...

Gostei muito do seu blog e de sua personalidade...
Ontem fiz um novo blog que tem como objetivo falar sobre ego, consumismo... essas coisas, mas de uma forma mais "metafórica".

Já fiz meu primeiro texto, sobre nossos egos:
http://istonaoeumafesta.blogspot.com/

Daniel disse...

Ola Higor, parabéns pelo seu blog explêndido digno de aplausos. Gosto quando encontro blogs assim, com uma pitadinha de limão hahaha. Fico feliz porque também muitas vezes lanço alguns ácidos nas minhas postagens denunciando o que o povo brasileiro anda fazendo, senão os brasileiros os "outros". Bom, eu já estou te seguindo e gostaria de deixar claro que também sou a favor das redes sociais e que sim, os artistas entraram na dança do twitter seguindo a fama de celebridades internacionais, porque hoje em dia até pra cortar tomate, eles precisam colocar no twitter. Eles cortam o tomate diferente de nós rskkkk
abraços e fique bem Higor,
Dan

Luan Michel Gubert disse...

Cara! Confesso que entrei aqui no blog pra ver tinha algo sobre o projeto da "morba" do kaneda
e acabei curtindo pra caramba suas postagens.

Sucesso!

Heitor Lima disse...

Oi, Higor, tudo bem?
Creio que você lembra de mim, eu postei no começo do ano que ia dar um tempo do blog e agora voltei com um novo. Você comentou que meus comentários discordando dos seus posts iriam fazer falta. oiaioaioaoiioaa' Me deparo logo com um texto desse que eu discordo totalmente! :O Brincadeira. HAHA'
Apesar de eu achar que você exagerou em alguns pontos, faz sentido o que você escreveu.
Espero uma visita sua.
Abraço. :D

A. disse...

caramba Higor, você vai longe com as suas reflexões! kkkk faz tempo que eu não passo por aqui não é? Gosto de ver suas indagações!

Enquanto ao uso das redes sociais, até agora eu também não entendo porque os "famosos" ignoraram tanto o Orkut, talvez seja porque ele era uma rede inflexível, fácil de criar perfis falsos e difícil de compartilhar com segurança. Nunca tinha visto pelo lado que você viu, mas olha, você pode não estar 100% correto, mas muitas coisas que você falou eu concordo!

Até mais!