sábado, 4 de setembro de 2010

O Falso Patriotismo





Futebol é até interessante em época de copa. juntar a galera, família e amigos, pra dar aquela zoada e colocar os corações em algo cujo o resultado não vai fazer a menor diferença em nossas vidas. Mas a gente se deixa levar ou até mesmo a acreditar que toda aquela nossa sede de vitoria, é o mais puro patriotismo.

Será esse mais um texto questionando o famoso falso patriotismo que aparece de 4 em 4 anos, será, será? Claaaro que não, isso é besteira; claro que você ama seu pais; claro que ama ser Brasileiro; claro também que tudo isso vai embora junto com a copa. E com isso o Pais deixa de ser perfeito, com isso voltam os problemas, voltam os noticiários carregados de tragédias; volta tudo exatamente como era antes.

Você pode pensar: "Que isso cara ta falando merda, claro é que eu amo meu pais". Ok. Eu te pergunto: assim como quando o time do seu coração faz um gol, por que não entrou em frenesi quando o político no qual votou, assumiu o poder?

Por que na época das eleições não andou pelas ruas com bandeiras afim de ajudá-lo, assim como faz na copa ou com seu time?!

Acho que não preciso dizer mais nada. Mas mesmo que a princípio não aceite, a resposta pra essas perguntas já estavam ecoando por ai antes mesmo de você ler o texto, sem nenhum sentido, razão ou motivo pra aparecer, te fazendo questionar ou refletir. Mas agora... como você sempre soube: política é chato pra caralho, e futebol.... ah, é futebol né.

Então é isso, você não é patriota, só vibra dentro de seus interesses, e o pais definitivamente não é um deles. Afinal, é muito mais interessante vibrar quando seu time faz um gol (e você não ganha nada com isso) do que melhorar o seu dia de amanha, construindo um futuro melhor para os seus filhos, apenas se interessando um pouco mais por política.

Nenhum comentário: