sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Compro original, só não compro minha passagem para o céu.




Verdade seja dita: a maioria das pessoas que são totalmente contra a pirataria tem condições para não precisarem comprar produtos piratas; já as que não podem pagar e ainda assim são contra, são por apenas dois motivos:


1 -Não entendem nada sobre a indústria, mas acham feio roubar. lol
2 -Falta de um senso critico mais apurado.


Bom, não me entendam mal, nada contra aqueles que podem e querem comprar original, afinal não estou aqui pra transformar o certo em errado. Apenas quero levantar uma questão sobre o que pode ser considerado certo e errado. Principalmente quando deixamos as questões do mercado em si de lado, e falamos apenas de pessoas e caráter. Então se você pode comprar original compre, só não faça como alguns, que após comprar não se contentam em ficar com a língua atrás dos dentes e Insistem em querer ridicularizar o pobre que deixa de comprar original, para comprar pirata. (como se fosse por opção)

São geralmente alienados que se deixam levar pelas propagandas anti pirataria dos filmes em DVD, e ingênuo senso primário de justiça. Porem não sabem da missa a metade da realidade do nosso pais, não sabem mesmo. Ficam se vangloriando, achando que a sua boa ação do dia esta sendo feita toda vez que compram um produto original ou dizem: "Ah esse pirateiro de m..." em algum fórum.

Na real só querem pregar o falso moralismo que alimenta o próprio ego e satisfaz a vontade oculta de pelo menos uma vez na vida, da maneira que podem, estar em posição de julgar quem faz a coisa errada. Pena que na vida real o mesmo dinheiro que nos fóruns os transformam em santos, serve também para corrompe-los. Nos fóruns chegam ao ponto de dizer: "Se não pode comprar não compre" - pra quem pode pagar isso é uma coisa um tanto fácil de se dizer, não?

A seguir por esse pensamento: Deveríamos concluir que não devemos comprar o que temos vontade, e o que a estrutura do nosso país nos possibilita? devemos concluir que o camelo tem que sentar em casa e esperar uma atitude do governo para com a sua atual situação? Ok... até quando? até todo o dinheiro publico ser desviado? enquanto nas propagandas anti pirataria o pobre é tirado como uma pessoa de caráter duvidoso, em Brasília acontecem muito mais escândalos do que podemos ver e ficamos sabendo pela TV. Coitado do pobre se não houvesse mercado alternativo, ou acham realmente que se fosse 0% o índice de pirataria, o mundo hoje seria um lugar melhor, sem desemprego e com impostos mais justos?

- Atenção- No comando eles não jogam pra perder, lucram onde der pra lucrar e os preços só aumentam enquanto você ainda compra sem reclamar. Não existe empresa boazinha, todo grande feito da indústria se esconde atrás da ambição de um lucro muitas vezes maior do que o que foi gasto em todo processo. É assim e sempre será. Enquanto a ambição falar mais alto, seja do artista ou de quem crackeia. Uma sociedade em que todos tem o mesmo poder aquisitivo é praticamente impossível, já tentaram algo parecido no Bioshock e olha no que deu... lol

Todo esse problema anda em paralelo com a desigualdade social do nosso país, que talvez seja até impossível de extinguir, mas que com certeza da pra diminuir. E pra que isso possa vir a acontecer, não depende só de nós, muito menos da atual postura das empresas que investem erroneamente, rios de dinheiro em suas próprias defesas; no combate indireto ao problema, afim apenas de melhorar a segurança de seus softwares, consoles e discos. Agindo dessa forma, tais empresas pensam apenas no próprio umbigo, o que não seria errado se levarmos em consideração que é da policia o dever de acabar com a pirataria do mundo. Empresas que agem dessa forma, apenas tentam se defender, o que seria aceitável caso elas e o próprio governo não investissem em propagandas que acabam de vez com a imagem do pobre, mostrando ele sempre como se fosse o vilão absoluto. E não, essa não é a verdade. Se não termos condição para comprar, é porque a estrutura econômica do nosso país nos condicionou a essa atual situação. Pra resolver essa questão, depende de todos trabalhando em conjunto, já que também sempre irá existir o cara que não vai querer pagar 50, 100 geralmente mais, podendo gastar apenas 5.

Vale lembrar que nem tudo na vida tem que ser extremamente fácil, porque como todos sabemos, tudo que é fácil acaba perdendo a graça. E diga-se de passagem, acontece muito com games: ter 20 jogos pra zerar, ou 10 filmes para assistir, meio que nós faz perder o interesse. Logo ao comprar um produto original, esse passa a ter muito mais valor, correndo menos risco de ficar largado no canto junto a tantos outros que você comprou pirata, mas ainda nem assistiu, ouviu ou jogou. Eu diria até que é psicológico, e que de fato afeta sim na diversão e na qualidade do entretenimento.

Finalizando: É necessário principalmente um combate contra a desigualdade. Com isso diminuir a pirataria será apenas conseqüência. Não adianta ficar batendo na mesma tecla como é feito até hoje pelas empresas que insistem em dizer que nós somos os culpados. Quando existe um problema devemos saná-lo a partir do centro de gravidade do mesmo, e não ficar tapando o sol com a peneira, com combates indiretos ao real problema; que com certeza não somos nós, seres sem caráter como querem nos fazer acreditar.

Nenhum comentário: