segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Plantando Futilidade e Colhendo 'Cultura'




(Arte feita por algum nerd ao lado de um dos quadros mais caros do mundo. Custa apenas mais de 90 milhões de dólares - Pablo Picasso)


Sim, os dois são toscos hehe. Há diferença é que uma criança de 10 anos faz o da direita de olhos fechados, enquanto o da esquerda, bom... já pode ser considerado arte, principalmente se forem analisar o significado da palavra ao pé da letra. Sobre o quadro de Picasso, qualquer técnica que fuja do padrão, agregando conceitos sentimentais e seguimentos que vão além do mero desenho no papel, também é considerado arte.

Quando se fala em quadros, vem logo aquela velha ladainha de valor histórico... besteira, na maioria das vezes só querem maquiar a ostentação pelo auge do status. Já os verdadeiros amantes do valor histórico, são apaixonados por aquilo que virou uma fixação, ou até mesmo hobby, quase como colecionar um álbum de figurinhas, mas em valores milionários. Atualmente, quem lucra nesse mercado, ri à toa com tanto Amor/Ingenuidade.

Não sei se é do conhecimento de todos, mas muito desses quadros de cifras absurdas, só passaram a ser conhecidos depois de algum lance milionário anônimo. Muito suspeito. Mas agora que você sabe: já pensou na hipótese desse anonimato se justificar na tentativa de valorização do mercado? isso mesmo, Arte propriamente dita, pode ser qualquer coisa, só a espera de que alguém a considere. O que muitas vezes se caracteriza em algo absurdo.

O ponto é que: conceito, técnica e todo o resto, são argumentos extremamente questionáveis. Não me interessa se Picasso foi um iluminista não sei das quantas, a questão é que todas essas definições de arte, muitas vezes são maquiadas como Cult, sem nenhuma justificativa ao menos plausível.
Resolvi dar uma pesquisada, e é interessante ver como as pessoas mesmo sem saberem nada sobre quadros, acabam se deixando levar com facilidade pelos valores, como se o dinheiro fosse dono da verdade. Idolatram mesmo! criadores de opinião, ou apenas interesseiros: plantam uma semente de futilidade e colhem "Cultura".

No dia que as pessoas aprenderem a questionar, não só deixarão de ser cultura entre aspas, como descobrirão que os antigos valores precisão ser reinventados.

Quem ama, possui uma seguinte visão sobre o assunto, Exemplo: você conhece muito bem Dragon Ball, mas não conhece Vagabond, ou pelo menos sabe que não é tão famoso, certo?

Logo, pouco importa se Takehiko Ynoue, criador de vagabond, tem um desenho com anatomia e proporções perfeitas. Akira Toryama com sua anatomia exagerada, "errada" e desproporcional, é um dos desenhistas de manga mais famosos do mundo.

Mario Galaxy recebeu uma das melhores notas de todos os tempos, já jogos como Heavy Rain e Shenmue, apesar de não terem ido mal nas notas, no gosto do povão, ficaram apenas na média.

Não quero tirar o valor do que pode ser abstrato e feito com o coração. Só que esse fato não justifica o valor, muito menos a idolatria de leigos que olham e não vêem nada além de um quadro muito caro. Eu mesmo faço desenhos loucos, e vejo beleza neles. Porem se esse seguimento de idéia fosse justificativa para cifras absurdas, minha cueca da sorte feita pela minha vó, teria um valor multi bilionário. (forcei? lol)

2 comentários:

Mikaelly Flor disse...

Bastante interessante e deprimente saber que um quadro desses possa ser tão caro e mesmo assim há sempre um burguês adquirido esse tipo de obra, por conta de sua fama, mas prefiro dez mil vezes um quadro de um artesão na praia do que pendurar algo assim na minha sala.
Há quem possa dizer que isso é uma obra? Na verdade concordo, meu primo de 4 anos tem capacidade de pintar algo mais plausível, no entanto como muitos artistas é preciso morrer, para ganhar publico.

Gustavo v.s.h. disse...

Bacanas os teus textos.
Abraço
Gustavo
http://www.historiasparaobanheiro.com