sábado, 4 de setembro de 2010

Futebol - Não Faz Sentido






Você tem um time, pode não torcer pra ele com tanta lealdade, mas tem. Por influencia de alguém da família, por vontade de socializar, por acaso, por algum motivo que não lembra, mas você tem o seu time. E quem não gosta de ganhar, ou quem gosta de perder? com isso vai sendo criado todo aquele fanatismo por algo que não se tem o controle. Logo acaba torcendo sem nenhum motivo relevante por aquele time que não te trás beneficio algum, ajudando apenas movimentar uma industria milionária. Certamente o real sentido por trás do futebol é beneficiar aqueles que estão no comando, dando apenas uma alegria infundada para o povo em troca. Bom, mas ja que foi empregado tanto amor da sua parte, não deixa de ser gratificante quanto seu time vence, e no dia seguinte no trabalho, no bar, na faculdade, na lan house ou seja la onde for, acontece aquela zoação com os torcedores do time que perdeu.

A Richa das torcidas, ilustram o nosso cotidiano futebolístico, intitulando o Brasil, como: "O Pais do Futebol". Que orgulho, não? Por trás desse orgulho não tem nada alem da sua ingenuidade, mas não se culpe, é difícil imaginar um mundo sem nenhuma forma de entretenimento. Precisamos ser felizes com algo, precisamos de uma válvula de escape. Pena que seja em algo tão sem sentido, e que envolve tanto dinheiro em vão. A maioria das pessoas não se questiona sobre isso: o que faz um time é a grana, se tem grana, logo terá os melhores jogadores, que por sua vez já são tão rodados, que não faz diferença se eu torço pra time X ou Y, uma vez que todos eles já foram ou serão de outro time. Já pensou, todos os jogadores do time X comprados pelo o time Y? Só iria mudar a cor da camisa, e ainda assim você continuaria idolatrando. Então, que sentido tem isso?


"mas não Higor, eu gosto é do meu clube, gosto mesmo, gosto muito"


Ah ta... gosto da cor da camisa? ou mesmo que você conheça, não queira me fazer acreditar que todos os torcedores conhecem as raízes do seu clube, se apaixonando assim pelo valor histórico do mesmo.

Não, não não. Não adianta tentar encontrar sentido, Futebol não tem sentido.

Da pena ver aqueles torcedores fanáticos que usam até a cueca com o escudo do time, tatuam frases de amor para o clube no braço, e no pior dos casos, literalmente se matam nos estádios, ilustrando com sangue, toda a violência e ingenuidade de uma nação; que mata e morre por uma causa infundada e fictícia, que apenas serve para alimentar um indústria. Da pra entender? Claro que dá. Nesse mundo onde as pessoas já são mansas e escravas, de forma que se encontram dóceis e preparadas para engolirem tudo aquilo que lhes for oferecido. Quem está no poder oferece o que quiser, e quem come a merda é você.

E o que não tem historia, dificilmente faria sentido: o que manda no Futebol é a grana, sentimentos são irreais. Só para falarmos um pouco mais do sentido que envolve outros meios de entretenimento, como jogos e filmes: neles o que manda também é a grana, porem já assumimos que aquilo é uma história fictícia, que no nosso imaginário pode ser aplicada como quisermos. É muito diferente de sonhar com a história de um jogador que ficou rico, e você apenas querer ser igual. (pra que? pra ser rico também...). Sonho besta não? por isso o Brasil é como é. Como sempre digo, as pessoas aqui não são especiais; não nascem com o pé abençoado de forma que justifique o titulo país do futebol. O que acontece, é que como aqui a educação é a baixo do medíocre, e o incentivo para outros esportes é praticamente nulo, as crianças simplesmente não vêem muitas outras opções... ((logo onde se tenta mais, consequentemente se acerta mais)) Os outros países, que não são tão bons no futebol, com certeza são bons em muitas outras coisas, além é claro, de possuírem uma gama muito maior de possibilidades para os seus jovens. Então, é desse País DO Futebol que tanto nos orgulhamos?

7 comentários:

Musashi disse...

Você tem apenas 21 anos? O que você faz atualmente? Quais seus planos para um futuro próximo?

Higor disse...

Desempregado x.x Bom, agora tenho 22 hehe. Mas por que?

Musashi disse...

Gostei do seu ponto de vista nos artigos que você escreveu, e como você mesmo disse para conhecer a si mesmo; gostaria de saber o que uma pessoa com esse conhecimento faz e o que espera do futuro?

Higor disse...

Acho que entendo... Bom, recentemente descobri o que já deveria ser obvio pra mim, se tivesse prestado mais atenção. Percebi que gosto muito de engenharia mecânica, e pretendo começar uma faculdade. Se não conseguir, tenho interesse também em cursos técnicos, como um curso de solda, e mecânica industrial. Mas eu sou uma pessoa comum, trabalhava de telemarketing, e agora procurando outro emprego. Ah, mas e você, quem é?

Musashi disse...

Interessante, eu faço engenharia mecatrônica, vou cursar o terceiro período; Na UESC tem o curso de engenharia mecânica, eu estava pensando em fazer o vestibular, mas começou esse ano lá então decidi não parar o curso que estou fazendo, apesar de ser muito caro...

Higor disse...

Engenharia mecatrônica por acaso tem alguma coisa a ver com robótica? Parece ser interessante.... Tem orkut? e qual sua idade?

Anônimo disse...

Muito bom cara ! Gostaria de solicitar sua permissão para divulgar seu texto em minha página no facebook, trocando apenas seu nome no meio do texto onde voce fala: Mas não Higor ( Ewerton ), gosto muito do time, gosto mesmo.

Mas mantendo seu site no final como fonte e voce como o autor....