domingo, 5 de setembro de 2010

Teoria - Bandas/Pessoas e seus níveis.






Nível 0

São as pessoas que não se esforçam para escutar algo novo e se contentam apenas com aquilo que chega fácil aos seus ouvidos. Curtem qualquer batuque com um frase fácil sendo repetida varias vezes, e se tiver alguns palavrões, melhor. Não costumam ter um gosto definido, e numa conversa sobre musica, na falta de uma opinião para expor, gostam muito de usar a palavra 'Eclética' para se definirem.


Nível 1

Algumas pessoas gostam de pagar de rockeiros, achando que são Cult e curtem um bom som porque acabaram de conhecer Nx Zero. Na verdade a galera desse nível, costuma ocultar as suas verdadeiras vontades, para apenas se incluírem em um determinado grupo e andarem caracterizados de forma que por fora pareçam ser muito melhores e diferentes do que seus amigos que ainda estão no nível 0, curtindo funk, luan santana, reboletion e dança do quadrado.


Nível 2

As Pessoas que curtem as bandas que passam na MTV, algumas totalmente desconhecidas do povão, mas que para quem se interessa um pouco mais, não é novidade alguma. Essa galera até tem um certo conhecimento de alguns clássicos do rock: o chamado "já ouvi falar". Logo mesmo sem terem um conhecimento que ande em paralelo com a marra que carregam, que não é pouca. Acabam muitas vezes mentindo sobre o seu verdadeiro gosto, afim de elevar o seu skill, na rodinha de amigos. Porem umas das coisas mais deprimentes do mundo é ouvir de alguém que tem o penteado do Belo e nos momentos de lazer ouve Cantiguele, dizendo: "Caraca, Rhapsody é Foda".


Nível 3

Os caras que so curtem o seu metalzão e acham que o mundo deveria ser pintado de preto, fazem a panelinha dos DOGMAS DO METAL e insistem nas bandas de 15, 20 anos atrás. Não me entendam mal, curtir um som mais antigo ou de origem melhor definida não é problema. Mas julgar uma banda como ruim pelo simples motivo dela abranger um publico que não se veste necessariamente de preto é dose, é puro preconceito. Ok, da uma certa revolta ver os menos desprovidos de vergonha, saírem falando merda sem medo de ser feliz: Linkin park, metal? com certeza não. Slipknot? talvez... mas na sua opinião por que não? por que tocam de forma que não se caracteriza metal ou por que atingem um publico que não se veste necessariamente de preto, e ainda por cima até ontem te chamava de rockeiro maluco!?


Conclusão:

É importante dizer que existem bandas de qualidade, independente de serem modinhas ou não. As vezes é inevitável e até mesmo impossível conter o sucesso de uma banda para que não chegue ao grande publico. Sem contar que tentar conter é meio ridículo. Síndrome do underground não ta com nada, só mostra o quanto o ser humano pode se moldar e limitar com base no que os outros pensam ou poderiam pensar. Bom, contanto que de fato exista o fator qualidade, uma banda ser modinha ou não, não faz com que ela perca ou ganhe valor. Afinal acreditar e ser exclusivo para si mesmo é muito mais raro e importante do que tentar ser diferente sendo igual a minoria. Em outras palavras: Deixe de ser escroto e compartilhe.

Bullet For My Valentine é um bom exemplo de banda de qualidade que virou modinha entre os rockeirinhos de plantão. E quando a galera do nível 0 não indaga: "que gritaria é essa?" - "você nem ta entendendo o que ele ta cantando?" ou ainda - "você chama isso de musica?" Bom, quando isso não acontece, em algumas raras exceções, até costuma agrada-los também. E só lembrando, Bullet Possui uma boa influencia já admitida em Metallica, que por sua vez, quem não ja curtiu ou ainda curte?

Importante deixar claro que a alma e pensamento do ser humano é algo muito complexo, e dissecar as suas idéias não é tão simples. Existem pessoas e pessoas, o que tentei passar foi uma idéia geral de como as coisas acontecem. Escrevi cada palavra me baseando em pessoas que conheço. Então se não se identificar ou se identificar pela metade com o que foi escrito, entenda que não é um erro de avaliação; mas que para fazer um texto sobre esse assunto com 100% de aceitação, provavelmente ficaria tão grande que nem caberia no meu humilde HD.

Um comentário:

Thaís de Castro. disse...

hei - estou vindo retribuir o elogio e a visita
sinta-se a vontade no meu blog e se quiser seguir tbm lalalalala' ;**

kiss kiss

(=